terça-feira, 7 de abril de 2009

Felipe Fonseca no Blog do Instituto Sérgio Motta

Políticas para o Lixo Eletrônico

Felipe Fonseca, mais conhecido nas redes como ff !, deu uma entrevista no Blog do Instituto Sérgio Motta sobre lixo eletrônico.
Abaixo um trecho:
O blog Lixo Eletrônico tem por objetivo agregar referências e informações sobre a questão do Lixo Eletrônico no Brasil e no mundo. A iniciativa partiu de um estudo desenvolvido por Bruna Daniela da Silva, Dalton Lopes Martins e Flávia Cremonesi de Oliveira, em parceria com a ONG Waste.nl, da Holanda. O site conta com vários colaboradores, dentre eles, Felipe Fonseca, pesquisador e articulador de projetos relacionados com produção colaborativa, mídia independente, software livre e apropriação crítica de tecnologia. Atualmente, além de manter seu blog pessoal, Felipe também é integrante da rede MetaReciclagem, que atua em diferentes partes do Brasil na reutilização de eletrônicos desde 2002. Em uma breve entrevista ele nos conta sobre o futuro das políticas para o Lixo Eletrônico no Brasil e no mundo:

O site Lixo Eletrônico foi desenvolvido pela Weblab.tk, com o objetivo de ampliar a discussão pública sobre o lixo eletro-eletrônico no Brasil. Dentro dessa perspectiva quais são as necessidades mais urgentes para que a discussão ganhe visibilidade ?
A discussão vai invariavelmente ganhar visibilidade nos próximos anos. À medida que a produção e o consumo de eletrônicos crescem mais gente vai se deparar com uma questão óbvia: o que eu faço com esses equipamentos velhos? Acho que o problema não é tanto o como dar visibilidade para a questão, mas o enfoque dessa visibilidade. O maior problema no Brasil não é o volume desse tipo de lixo, mas a falta de uma legislação que dê conta do gerenciamento dele. Estamos acompanhando a evolução da política nacional de resíduos sólidos, que abrange entre outros o lixo eletrônico, mas ela ainda não foi aprovada. Para tratar a questão do lixo eletrônico de maneira sustentável, é fundamental que haja uma base legal para a fiscalização o monitoramento dos atores envolvidos.
Atualmente o Congresso Nacional está votando o Projeto de Lei 1991 de 2007, sobre a Política Nacional de Resíduos Sólidos. Se aprovado, se tornará a Lei que instituirá a mais importante ferramenta legislativa para criar, cobrar e fomentar programas de gestão dos diversos tipos de resíduos sólidos do país, incluindo o Lixo Eletrônico. Na prática, como essa Lei pode ajudar as empresas na reciclagem e manuseio do lixo

para ver a entrevista na íntegra, clique no título!

Nenhum comentário: