sábado, 23 de janeiro de 2010

Dois lados de uma mesma moeda....

Recebi um email de um amigo que está circulando pela net (sem autor e tals), se não fosse lógico poderia dizer: é um spam... mas como é coerente a reflexão, decidi postar aqui...

"Outro dia, entrei num supermercado para comprar orégano e adquiri uma embalagem (saquinho) do produto, contendo 3 g, ao preço de R$1,99.
Normalmente esse tipo de produto é vendido nos supermercados em embalagens que variam de 3 a 10 g. Cheguei em casa e resolvi fazer os cálculos e constatei que estava pagando R$663,33 pelo kg do produto. Será que uma especiaria vale tudo isso ? Agora, com mais este exemplo abaixo de produtos vendidos em pequenas porções, fico com a sensação que as indústrias se utilizam "espertamente" desse procedimento para desorientar o consumidor, que perde totalmente a percepção real do valor que está pagando pelos produtos.
Acho que todos os fabricantes e comerciantes, deveriam ser obrigados por lei (mais uma?) a estamparem em locais visíveis, os valores em kg, em metro, em litro e etc. de todas e quaisquer mercadorias com embalagens inferiores aos seus padrões de referência.
Entendo que todo consumidor tem o sagrado direito de ter a percepção correta e transparente do valor cobrado pelos fabricantes e comerciantes em seus produtos."

"Vejam o absurdo: Você sabe o que custa quase R$ 13.575,00 o litro ?
Resposta: Tinta de Impressora!
Você já tinha feito o cálculo?"

"Veja o que estão fazendo conosco. Já nos acostumamos aos roubos e furtos, e ninguém reclama mais. Há não muito tempo atrás, as impressoras eram caras e barulhentas. Com as impressoras a jatos de tinta, as impressoras matriciais domésticas foram descartadas, pois todos foram seduzidos pela qualidade,velocidade e facilidade das novas impressoras.
Aí, veio a "Grande Sacada" dos fabricantes: oferecer impressoras cada vez mais e mais baratas, e
cartuchos cada vez mais e mais caros. Nos casos dos modelos mais baratos, o conjunto de cartuchos pode custar mais do que a própria impressora.
Olhe só o cúmulo: pode acontecer de compensar mais trocar a impressora do que fazer a reposição de cartuchos."

VEJA ESTE EXEMPLO:

"Uma HP DJ3845 é vendida, nas principais lojas, por aproximadamente R$170,00..
A reposição dos dois cartuchos (10 ml o preto e 8 ml o colorido), fica em torno de R$130,00.
Daí, você vende a sua impressora semi-nova, sem os cartuchos, por uns R$ 90,00 (para vender rápido). Junta mais R$ 80,00, e compra uma nova impressora e com cartuchos originais de fábrica. Os fabricantes fingem que nem é com eles; dizem que é caro por ser "tecnologia de ponta". Para piorar, de uns tempos para cá passaram a DIMINUIR a quantidade de tinta (mantendo o preço).
Um cartucho HP, com míseros 10 ml de tinta, custa R$ 55,99. Isso dá R$ 5,59 por mililitro.
Só para comparação, a Espumante Veuve Clicquot City Travelle custa, por mililitro, R$ 1,29. Acrescentando: as impressoras HP 1410, HP J3680 e HP3920, que usam os cartuchos HP 21 e 22, estão vindo somente com 5 ml de tinta!
A Lexmark vende um cartucho para a linha de impressoras X, o cartucho 26, com 5,5 ml de tinta colorida, por R$75,00.
Fazendo as contas: R$75,00 / 5.5ml = R$ 13,63 o ml. > R$13,63 x 1000ml = R$ 13.636,00"

"Veja só: R$ 13.636,00 , por um litro de tinta colorida. Com este valor, podemos comprar, aproximadamente:

* 300 gr de OURO;

* 3 TVs de Plasma de 42';

* 1 UNO Mille 2003;

* 45 impressoras que utilizam este cartucho;

* 4 notebooks;

* 8 Micros Intel com 256 MB."

Pense nisso!

Tudo isso sem dizer da obsolescência programada, obsolescência perceptiva, venda casada e tals...
mas para fazermos uma reflexão em que ponto chegamos com a Política do "consumismo", veja este vídeo que mostra também um outro lado da mesma moeda...



Avalie e veja como você consegue se libertar armadilhas do consumo.... pelo menos o quanto consegue, afinal não é tão simples, digo de cadeira ;)

Nenhum comentário: