segunda-feira, 26 de julho de 2010

Seiva da Vida!

Voltando de Sampa hoje, depois de longo tempo saltando de condução a condução... precisei dar uma paradinha no banheiro da estação de trem "Tamanduateí".
Para quem gosta muito de beber água há de se confrontar com alguns obstáculos...
Se você beber água, na quantidade que os meios de saúde recomendam e que goste, precisará de um banheiro para concluir a filtração de seus fluidos intracelulares... resumindo em miúdos.. fazer xixi.. e vontade de fazer xixi não é tão controlável quanto a vontade de beber água!
A questão é que se ficarmos permanentes em algum local de trabalho ou em casa, ok! é só ir ao banheiro... porém, se precisares se locomover entre um ponto e outro... possivelmente terás um problema, afinal a tal vontade de ir ao banheiro poderá surgir em momentos em que o tal "toalete" não existe, ou então se existir.. é "impraticável..."
Eu já me questionei, e hoje repeti este questionamento do porque cada estação de trem, de metrô, e estações de ônibus não possuem banheiros "praticáveis (vide o significado nas últimas aspas!).
Nâo é o caso do banheiro do Tamanduateí, apesar de ter uma única privada.. está sempre "limpinho" e organizado! Mas quando cheguei e fui lavar minhas mãos, vi que a torneira estava vazando...
Eu, mirando aquela água limpinha se esvaindo pelo cano do esgoto, paralisada pela minha impotência momentânea, depois de algum tempo de surto pensei:
- Como podemos, nós cidadãos de um planeta em crise mundial de água, seiva esta que gera vida, responsável pela conexão real de todos os seres e elementos da terra, podemos encarar um vazamento de água com tanta naturalidade?, já se foi o tempo em que isso poderia soar como corriqueiro!
Mas de fato temos um problema grave de água, num ponto em que hoje pagamos para tê-la com qualidade, isso levando-se em conta um país riquíssimo em recursos hídricos!
Como podemos deixar escorrer por entre os dedos nossa seiva da vida?, em tempos de crises, em tempos em que não somente se fala, mas se vive, experencia o êxodo da água, a guerra da água!
Como podemos?

Devíamos ter princípios básicos para o uso e economia da água desde que nascemos, e as instuições públicas (as quais já flagrei incontáveis vezes) deviam ser multadas pelo mínimo de água desperdiçada!

E nós, cidadãos comuns do cotidiano não deveríamos deixar isso no silêncio!

Pode até soar estranho algumas das coisas que vou dizer, mas penso que além de precisarmos de Cuidar da Água, de Nos Cuidar com Água, e de poder beber água limpa sem que precisemos consumir água engarrafada (veja o vídeo nesta página), também precisamos de banheiros limpos e disponíveis em nossos caminhos para que o ato de Cuidar de Si (fazer xixi) não seja adiado ou interrompido!

Agora, a conexão entre vazamento de água, crise da água e fazer xixi é simplesmente a "água"..rsrsr

Um comentário:

Eduardo Buys disse...

Flavia Cremonese,
gostei de sua agilidade de fazer do xixi em Sampa à Guerra Mundial pela Água. Até compartilhei no 'face'.
Um dia ainda postarei no meu Blog do Varejo sobre esta guerra. Imagine se já se morre por petróleo, o que não se vai fazer por água?
Abraço,
@edubuys (sim,tt)