terça-feira, 28 de junho de 2011

Eu e Água - Eu -> Água



Essa canção exprime muito do que tem sido estes dias, aqui dentro... pela emoção que causa e pela sua conexão metafórica.

4 Luas e a experimentação da Água.

Uma noite longa com sonhos, daqueles que você julga especial, porque de uma forma ou de outra há uma espécie de encantamento, um sentimento, um laço de lembrança do mundo invisível.

Algo mágico, seres mágicos que surgem do canto e enfeitiçam a mente e alimentam a intuição.

Sonhar com um boto pode despertar uma certa curiosidade em uma bióloga que nunca foi apegada aos cetaceos, apesar de sua imensa admiração e afeto por esses graciosos seres.

Mas sempre conheci biólogas super afinadas com eles!

Eu por minha vez, curtia tudo, especialmente a relação dos seres, o sistema!

sem esquecer que a beleza de cada relação, do micro ao macro, que é tão peculiar, mas também obedece uma cascata de eventos que se repetem nos seus diversos níveis fenomenológicos... e sendo caóticos ao mesmo tempo, um caos que impulsiona a criação ininterrupta de novas formas... pô cada coisa de cair o queixo, isso da natureza das coisas!!

E nisso... de natureza.. eu uso até para interpretar os sonhos..rs

Se sonho com gatos ou com um felino - outro ser qualquer... relaciono as habilidades do felino e como se comportam enfim, sua natureza... levo essa reflexão para o meu cotidiano, interior e externo a mim...

Isso pode ser com sapos, aranhas, pássaros, besouros, plantas, seja lá o que for, estudo sua natureza para interpretar, como arquétipos mesmo!

No mínimo construo relações interessantes.

Quando sonhei com o boto, tentei estudar um pouco a fundo, mas por conta da demanda de coisas a pensar... fiquei na camada superficial, porém o caos fez com que as relações se revelassem no tempo.

Dias depois e uma noite fria, ¨congelante¨ eu diria! - Amigos, fogueira e uma professora, uma mensageira da natureza, conduzindo o conhecimento nos meus fluxos hídricos; ela percorre os rios do meu interior, desobstruindo as barragens...

Ao passo que liberto o fluxo, energia circula!

E o que vem a seguir é pura magia!

Uma lua após o sonho fui convidada à fazer um trabalho de campo com alunos de uma escola particular em duas ilhas... ¨que chato, meu escritório é o mato...rs¨ - Cananéia e Ilha do Cardoso, me voi :)

Tenho buscado um reencontro comigo, dia a dia! Um reencontro com aquilo que acredito que pulsa aqui dentro e portanto, tenho encontrado!

Contudo a essência questionadora e minimamente rebelde tem sacudido as estruturas... algo da natureza! devem ser os lobos dentro de mim...

Com natureza e tudo, lá estava eu me envolvendo nas manifestações que estão pipocando por aí, na verdade algo que sei que tenho desejado à muito nas profundezas de meu ser e que por isso, é claro que o universo escultou; porque se você pede, olha.. vou te dizer uma coisa ... acontece, talvez não da maneira que você queira, mas acontece fih.

A construção de uma hidrelétrica num lugar que precisa ser cuidado como um precioso santuário ecológico de funções essenciais ao planeta, pô! - me diz se não é para ficar muito incomodado?

Fui lá gritar, tenho saído à gritar, existem várias maneiras de você tentar participar da construção do seu mundo, um deles, certamente é gritando!!! só que.. não deve parar por aí né! nem ficar gritando sem parar..rs

E daí que de incomodada a gritar - para agente de ação à construir... pode ser um pulo e, lá vou eu fazer bolinho com um povo que acredita que se juntar... pode dar um caldo!

Muito bem, porque tem é chão de estória...

Certo e com isso, lá vou estudar o que está no centro e nas bordas dessa história e conectar pessoas.. ações, porém com um detalhe - o tempo, a falta dele!

Tinha apenas uma Lua para isso, e era cheia com eclipse e tudo! Ah e tinham as ilhas e tinham os botos cinzas, como no sonho!

Primeiro dia em Cananéia e a história da cidade me fez ter a seguinte inspiração:

¨Cada vez que o homem tentou controlar a natureza de um rio, de todos os rios que conheço, de tudo que me lembro... o homem sempre se deu muito mau...¨

Deixou de ser um importantíssimo porto para o país graças ao desenvolvimentismo apressado que insiste reinar nessa nação - herança da nossa colonização..

Tentaram mudar a natureza do estuário e evidentemente, a água não obedeceu! ei, o/ isso de que a água tem sua natureza, é sério viu?!

O tal porto? ficou impraticável.. não tem quem navegue na areia, isso de assorear acontece também, viu?

Eu, no meio daquela história úmida, não perdi a deixa de debater com os jovens a relação do que seria Belo Monte, do que foi Itaipu e do que é Cananéia... São Francisco, Tietê, Tamanduateí, Anhagabaú, Pinheiros.. enfim, disso de controlar a natureza da água!

N´outro dia, atravessar o mar -> Ilha do Cardoso!!!

Uma ilha, um dia:

* Costão rochoso e suas peculiaridades e as marés e a Lua - Cheia!

* Restinga e a função das bordas, zonas de amortecimento, de como um ecossistema ajuda outro, suas importantes interações!

* Mata de encosta, nem preciso dizer que mata atlântica é um vislumbre de beleza e riqueza, seja de formas de vida, seja da rede intricada com os fatores abióticos, olha.. tem é coisa para aprender nisso!

* Manguezal! daí gente é terreno de criação, o berçário da vida. Lugar abençoado pela água!
- E aqui, vale comentar que mergulhar a cintura dentro do lamaçal de odor não tanto agradável.. foi algo que, caramba!! como vale a pena :-) todo mundo deveria brincar no manguezal um dia!!!

* Praia, é claro! afinal, o que os jovens mais queriam depois do atoleiro era praia e graças aos céus!! -> anil, sem nuvens e o re-querido sol, presente! ufa
ah... e praia gente.. ecossistema também, vamos estudar!

no final, olhaaa!! botos

Tentei entender mais uma vez, a relação daquilo tudo? Mas calma, ainda é alimento.

Pego o barco com um sorriso no rosto e no coração, lá na proa, olho o céu, busco a lua, afinal ainda tem o eclipse!

Somente a encontrei após ter desembarcado em Cananéia, quando um aluno apontou o dedo no sentido da Ilha Comprida e disse:

¨A Lua!!¨

e no instante que olhei o eclipse acabava por escondê-la de vez, foi em fração de segundos, como num click - da prata ao breu!

Deixei os jovens à tomar banho e corri para a beira do estuário, tinha um tempo livre para apreciar o fenômeno!

Encostada num cercado, noite escura, vento suave no rosto, cheiro de água (quem disse que água não tem cheiro?!) olhar focado no azul! Cadê a lua?

Por alguns curtos momentos, o brilho prateado em algumas nuvens desenhavam o céu com suas formas, e denunciava sua esperada aparição, mas era como um jogo de esconde... e de repente, escuridão total outra vez!

Um pouco mais de sombra e começam a cantar as águas, olhei em frente e percebi a agitação repentina de suas ondas! Foi o som quem revelou!

Ao passo que questionava o movimento, mirei o azul e eis que cintila no céu a prata!! - O brilho do sol refletido pela Lua.

Instantaneamente o aprendizado, Lua e Água, suas relações, marés, emoções, daí que de emoção.. arrepiou mesmo!

E participei de todo o desvendar-se da lua com um sentimento de relação profunda, da lua em mim, eu = água.

Outra noite inspirada de estudo de si e de estudo da natureza, afinal com tudo isso, estava eu conectada à net mais outra madrugada, trabalhando duro para fazer valer o meu grito!

E eis que chega a poesia, e eu? Deveria saber que nunca se deve desperdiçar uma poesia, afinal a mesma inspiração pode não mais aparecer outro dia...

Três dias de viagem, três horas de sono por dia, deve haver uma relação numerológica nisso tudo além da pura loucura...

No terceiro dia, conhecimento tradicional com quilombolas do vale do ribeira (local amado) e uma pérola que apesar de não ter a ver com água, sinto ser necessário imortalizar o momento!

O Sr. José, um dos líderes quilombolas da comunidade, me respondeu o seguinte, após questioná-lo se ele haveria, algum dia, escalado até o pico daquela montanha alta e íngreme?

- ¨Eu nunca fui não, fui naquela menor, que tá na frente. Mas tem umas pessoas aqui da comunidade que já foram, é meio longe né?!¨

- ¨Mas dizem os antigos da região que aquela montanha é um vulcão adormecido!¨

- ¨É sim! eles dizem que ele está adormecido porque aqui na região tem muitas formigas e tatus!¨

- ?? ann

- ¨É porque esses bichos furam a terra, sabe?¨

- kkkkkkkkk e a montanha respira?

- ¨Isso mesmo!¨

Meu??, fala sério né?! que história linda e engraçadíssima!!! eu me contorcia em gargalhadas e ele me acompanhava! foi delicioso!!!

Voltei para casa e mergulhei na agenda, nos artigos, matérias, vídeos, histórias - florestas, xingú, índios, energia, política...

A magia da água permaneceu e continua fluindo nestes meus dias, como sinais, como símbolos, como mensagens!

Engraçado que há uns dois meses atrás eu disse para o meu orientador no Instituto de Botânica, que ainda não tinha decidido qual seria o tema da minha tese de mestrado, mas que eu queria relacionar a biodiversidade vegetal como um elemento que proporcionasse resiliência nas águas dos sistemas agroflorestais... precisava criar um tema que coubesse à linha de pesquisa do instituto... é claro que o nível da pergunta ainda não era esse... ainda estava verde, precisando amadurecer!

E eu, a esperar a tal inspiração!

E com o minguar da Lua e Eu a minguar meu ciclo junto ao solstício de inverno... optei por casa, estudos de água. Estudos de dentro para fora e de fora para dentro, e nem imaginava que as águas ainda iriam me alimentar. Feriado prolongado, dedicação ao elemento e um domingo de chuva em pleno inverno, mais água!

E pela dedicação aos estudos, ganhei esta frase de presente a partir de um vídeo, que está no post anterior a esse: ¨Quando as árvores abandonam a terra a água também se vai embora.¨

Meio do dia e eu a atravessar a passarela aqui perto de casa, coisa que faço sempre... atravessar o rio, porém sempre mirando-o, afinal apesar dos pesares ele é um rio e portanto tem muito a me ensinar... e então, outro insight relativo à sua natureza.

¨A água é um elemento de memória, conduz e distribui, portanto a água é mensageira da memória - de toda a memória.¨

Daí que uma rede de aprendizados foi desenhada. Recordei de um aprendizado que tive com água há uns anos atrás, em um Igarapé de Rondônia, ao olhar atentamente para seu brilho e fluidez entre meus dedos, inspirei:


¨A água que corre agora pela superfície do meu corpo, que circula entre meus dedos.. já foi folha, já virou nuvem, já gestou um ser, foi outro ser, já esteve em mim e já foi minhoca, conheceu as profundezas da terra e voou no ar. Quanto tempo ela já vive na terra, compartilhando de tudo que nela vive? Caramba, eu posso saber o que é ser mineral e o que é ser nuvem e o que é ser folha, flor, fruta, semente, e conhecer da vida de qualquer outro ser vivo deste planeta ao passo que bebo água, porque sua natureza é a memória!! E todos podem experimentar o que é ser eu, na mesma gota d´água!"

¨A água cria em Nós, Unidade!¨

-------------------------------------------------------------------------------------------------

E para expandir a teia, que de Lua e Água e Feminino há especial afinação... e nesse campo, ampliando o aprendizado junto com outras mulheres num circulo, fui à um espetáculo que fala de feminino, de lua, de água, de magia! -> alimentos, mais alimentos!

Hoje, muito embora a chuva tenha cessado lá fora, ela ainda está a cantar aqui dentro! E foi esta canção que inspirou essa imagem:

¨Eu e Água - Eu -> Água¨

E foi dessa imagem que se formou a resposta que eu procurava:

¨A importância da Biodiversidade Vegetal na resiliência hídrica dos sistemas Agroflorestais¨

o caminho acadêmico deve ser por aqui... estou aberta para aprender com os rios, os diversos tipos que existem na superfície, no subterrâneo, na atmosfera, dentro da gente! Por isso, esta resposta ainda pode mutar porque nada é estável, já diria a água!

e tenho que dizer que esse é uma das lentes que usei para experimentar a água em mim, porque houveram outras, mas daí.. já seria um livro... e isso é um post.. apesar do tamanho..

Se eu tivesse dado vazão à poesia, essa estória seria rima!

Quanto ao Xingú, ah.. esse ainda tem (hi)estória para contar e eu desejo, em cada gota de água dentro de mim, que seja de sua natureza preservada!

E dos meus gritos... pelos rios e pelas florestas... um estudo que alimenta minh`alma!

Isso não é magia?

Ahoo

E a canção, aí de cima... um canto tradicional de uma cultura africana que ensina suas crianças através dos cânticos tradicionais, diz mais ou menos assim:

¨Crianças, recolham o gado, guardem os animais que as grandes chuvas estão chegando. Precisamos proteger nossas riquezas.¨

Nenhum comentário: