sexta-feira, 25 de julho de 2008

NBR 16001 no CAMP SBC

Os mais novos aprendizes do CAMP SBC (Centro de Formação e Integração Social) iniciaram as aulas com o desafio de entender o processo de normatização pela qual a instituição está passando e a partir do entendimento dos grupos, apresentar trabalhos temáticos.

Na terça-feira, dia 22 alguns professores apresentaram a NBR (Norma Brasileira de Regulamentação 16001 - Requisitos para sustentabilidade Ambiental, Social e Econômica) e eu concluí a apresentação iniciando a discussão dos três eixos da sustentalidade abordada na NBR e depois passei um videozinho chamado a história das coisas:

http://video.google.com/videoplay?docid=-3412294239230716755&q=a+hist%C3%B3ria+das+coisas&ei=LWhuSOS8AZPyjgKKzZn4BA

e encerramos com a discussão do vídeo e cada grupo recebeu um tema para desenvolver e apresentar hoje, ou seja dois dias depois!!!

este é um dos vídeos produzidos!, e apesar de algumas confusões de entendimento demonstrado nas produções dos trabalhos, eles demonstraram que grande parte da mensagem foi captada, e se expressaram da forma que assimilaram toda essa informação!, e com relação as confusões de entendimento... não é pra menos, um assunto tão complexo ser desenvolvido em apenas dois dias....

http://br.youtube.com/results?search_query=nbr+16001+no+camp&search_type=&aq=f

4 comentários:

Anônimo disse...

O vídeo com certeza fala de coisas muito impotantes para esclarecer nossa consciência ambiental e humanitária, porém creio que o que mais incomoda e faz algumas pessoas chamarem os ambientalistas comprometidos de ecochatos, é o fato de cartas publicações, vídeos e palestras discorrerem com um tom de acusação e desprezo, muitas vezes não se incluindo nisto com ar de superioridade. Isto a meu ver acaba afastando muita gente da possibilidade de prestar atenção no discurso e mudar a atitude. Não é legal e chega a ser invasivo ouvir alguém dizer como vc deveria agir, de uma maneira não jeitosa e impositiva, o que poderia ser muito diferente se o mesmmo se desse de forma amistosa, incluindo a todos nessa necessidade de transformação. Afinal todos temos onde melhorar, alguns mais, outros menos, alguns em determinados lugares, outros...em outros...
Grata pela atenção
Taynã

Flávia Cremonesi disse...

Olá querida Taynã!
você tem muita razão no seu comentário, muitas pessoas se incomodam grandemente com esta forma de comunicar. Outras não.... para se ter uma idéia, este vídeo foi passado para um grupo composto por cerca de 200 jovens que adoraram o vídeo e reproduziram aquilo que viram com o mesmo tom. Eu, particularmente não me incomodo com este tom, mas sei da importância de se fazer este tipo de intervenção de forma à não criar revolta, rebeldia, melindres, inconfomismo, ou até mesmo um certo tipo de desespero que algumas pessoas incorporam com a informação (com a forma que ela é colocada).
Mas acredito que há muitas pessoas ensinando isso que este vídeo mostrou de outras maneiras, eu particularmente gostaria muito de ver e de aprender com eles, acho até que você poderia editar este vídeo com um outro tipo de discurso, abordando a mesma temática, já que ela é real na sua forma nua e crua, porém de uma forma mais sutil!
o que acha?, topa o desafio???
grande abraço e grata pelo comentário!

Anônimo disse...

Valeu flower!!!

Flávia Cremonesi disse...

Florzinha,

vc. não disse se topa o desafio???

e aí?, seria bem interessante este trabalho, não?

beijocas