quinta-feira, 24 de julho de 2008

"Práticas do Possível"

Trata-se de um livro lançado pelo amigo italiano Christian Piana. Nesta produção, ele relata práticas vivenciadas na periferia de São Bernardo do Campo, lugar mais conhecido como Montanhão!
Além de reunir neste livro as práticas de economia solidária desenvolvidas por lá e presenciadas pelo próprio Christian (já que ele passa grande parte do dia na Associação que desenvolve as práticas), ele apresenta também, com toda a sensibilidade artística que possui, o registro de seu olhar sobre o local.
Estas imagens podem ser vistas aqui: http://www.christianpiana.com/eng/praticasdopossivel/praticasdopossivel.html

Falando um pouco mais do livro, segue abaixo a contra capa:

Associação de Promoção Humana e Resgate da Cidadania é uma organização não governamental que atua numa das zonas de maior vulnerabilidade social de São Bernardo do Campo: a região do Montanhão. A Associação está envolvida na luta para que a parcela mais empobrecida da população se aproprie dos instrumentos para resgatar a própria situação, melhore a própria vida, para que se torne protagonista da própria história. Dentre suas iniciativas destaca-se o Centro de Formação "Padre Léo Comissari", que leva o nome do missionário italiano que a idealizou e participou de sua fundação no ano de 1996.
Este livro trata do contexto sócio-urbano em que a entidade atua, apresenta o conteúdo de sua proposta político-educativa e a metodologia de sua prática: desde a inclusão digital, a formação cultural e profissional, até a proposta articulada de Economia Solidária, sustentada por uma rede de micro e pequenos empreendedores chamada Rede de Economia Solidária e Alternativa do ABC.

Sobre o Christian:
Christian Piana (Stazzano - Itália, 1978) é fotógrafo e arte-educador; colabora desde 2005 com a Associação de Promoção Humana e Resgate da Cidadania na qualidade de educador no programa de inclusão digital e cultural. É fundador do Projeto AAR e da Cooperativa do Sabão do Selecta.

Nenhum comentário: