quinta-feira, 21 de maio de 2009

Corujas permaculturais!!!

Agricultores substituem pesticidas por corujas em Israel

No lugar de usar pesticidas para acabar com os problemas dos roedores nas plantações do oriente médio, os agricultores estão sendo estimulados a construírem caixas de ninhos para atrair e encorajar corujas e gaviões à estabelecerem seus ninhos na área.
Como essas aves de rapina são exímias caçadoras, podem efetivamente equilibrar o sistema, fazendo o controle populacional dos roedores da região!
Em Israel, por exemplo há um financiamento por parte do governo nacional para se reduzir o uso de pesticidas na agricultura.
Além disso, cientistas e organizações pela conservação da natureza da Jordânia e dos territórios palestinos se uniram a causa!

Como os gaviões caçam durante o dia e as corujas caçam durante a noite, há um controle 24hs dos roedores nas plantações, podendo gerar mudanças no comportamento das pragas, resultando em menos danos à produção agrícola.
Fonte: Estadão
Para saber mais, click no título!

2 comentários:

Orlando G DaSilva disse...

Oi Flávia. Vejo isto acontecer aqui no bairro que moro. É uma região de praia com muitos terrenos ainda vazios. Já tive a oportunidade de contemplar o Gavião na minha janela preparado para o ataque, assim como de ver o vôo da Coruja, do prédio que eu morava para o outro, quase toda noite.

Flávia Cremonesi disse...

Olá Orlando!
que interessante este relato,pq até que ver corujas é mais comum, mas presenciar um Gavião se preparando para um ataque é um presente!
Grata por compartilhar!