quarta-feira, 20 de maio de 2009

Impressões do ll Fórum Internacional de Sustentabilidade e Comunicação

Aconteceu nos dias 6 e 7 deste mês um encontro de alguns nomes importantes nas discussões acerca de sustentabilidade ambiental.
Estive por lá e minha percepção foi a de que os movimentos para a sustentabilidade estão de fato crescendo e tomando proporções importantes, no quesito práticas ainda tímido porém, é uma tendência.
Como disse a Senadora Marina Silva, estamos participando de um momento histórico para a humanidade e a estrada na qual nos encontramos chegou a um ponto de bifurcação, onde temos que fazer uma escolha, qual caminho seguir?... uma trilha?, um atalho?, qual sentido devemos tomar para contribuir ou não com nossa existência no planeta, pois para quem pensa que a crise ambiental global é um problema para as florestas, animais e tals está muito enganado, talvez nem saiba o quanto...
Houveram participações infelizes neste fórum também, é claro... (evidente que este é o meu ponto de vista!) mas foi importante ver as diferenças, refletir sobre elas.
Mas este não é o principal motivo deste post..., e sim teclar "positivo", dentro das possibilidades!!!
O que quero registrar aqui, são impressões, memórias de falas que me foram especiais, de pessoas especiais; evidente que a emoção, o sentimento vivenciado é impossível eu conseguir expressar em palavras, mas vai aqui uma tentativa de registrar na memória da web!

O primeiro palestrante foi o intelectual colombiano Bernardo Toro, conhecido como um inovador em análises e reflexões sobre a educação na América Latina entre outras coisas mais...
Dentre tantas coisas ditas e não anotadas... argh! eu registrei isso:
* Somente o silêncio dá existência à palavra, e é com ela que criamos mundos!
--> isso foi nada mais, nada menos, uma frase um tanto expansora de consciência! - para mim, é claro!
Quando falava sobre o aquecimento global, destacou a questão da solidariedade, da hospitalidade que serão tão necessárias num futuro próximo, concluindo que:
* "o aquecimento global irá mover um grande número de pessoas; haverá muitas emigrações e a hospitalidade dos povos é o que pode fazer a diferença nestes tempos!
... de fato, foi algo em que "eu" ainda não havia refletido... daí pensei, nossa! é mesmo real isso, catástrofes ambientais = emigrações, se os países tiverem uma postura egoísta, muitos povos estarão numa situação bem crítica, de abandono.... como já é em alguns lugares com relação a crise da água que assola mundos afora (adentro)...

A segunda pessoa a falar, nada menos que Danah Hohar, física e filósofa do MIT, pós graduada em filosofia e religião na Harvard University, professora do Programa de Liderança Estratégica na Universidade de Oxford.
Dentre tantas e tantos comentários, discussões.. disse:
- As crises sempre trazem possibilidades, pois nos obriga a agir!
Nada de extraordinário e algo que já não tivesse ouvido antes, a questão da frase era o momento e o contexto, como emoção não se registra, se sente... essa frase fica comigo! rsrs
De novo... Danah compartilha de 12 princípios de inteligência espiritual que vou postar aki:

1º Uso positivo da diversidade (sair do fatalismo, da vitimização);

2º Autoconhecimento (oq. me faz sair da cama?, quem eu sou?, porque sou?, o que quero e porquê?);

3º Humildade (somos a espécie mais arrogante da existência!) --> mas no meu ponto de vista de cientista - talvez arrogante rsrsrrsrrsrs - somos a única espécie capaz de ser arrogante...;

4º Compaixão (sentir com as pessoas, --> "necessário muito cuidado nisso, pois há pessoas que não estão preparadas pra isso... visão pessoal", sentir com um) - eu carrego comigo a evolução das estrelas, de todas as existências... < acho que já ouvi isso em algum lugar :) - algo como: a informação do micro está no macro e a informação que está no macro, encontro no micro...>);

5º Servir, comprometimento (fidelidade, excelência);

6º Espontaneidade (viver agora, deixar a bobagem de lado --> "essa foi ótima", ir de forma nova para cada relacionamento!);

7º Holístico (não há gaps, a forma que vc. vive vai influenciar a minha vida --> "também acho que já ouvi algo bem parecido, tipo... impossível tocar uma rosa sem mover uma estrela!");

8º Perguntar profundamente (pq devo fazer?, pq tem esse resultado?, pq?, pq vc. acha que sabe mais que eu?, seja subversivo!) - segundo Danah... perguntas são infinitas, respostas são finitas!;

9º Reformular, mudar paradigmas! (posso ver isso de uma perspectiva diferente?);

10º Habilidade de ir contra a população "massa" (não ser "maria-vai-com-as-outras --> "o mundo está cheio disso"), lutar pelos próprios princípios, não ter medo de ser "impopular"!;

11º Celebração da diversidade (graças a Deus que vc. é diferente de mim, que me questiona, faz pensar!);

12º Sentido de vocação - propósito!

O terceiro e não menos caloroso a falar foi Ferréz - autor dos livros "Capão Pecado", "Manual Prático do Ódio" e "Fortaleza da Desilusão", nascido e criado no Capão Redondo, ligado ao movimento hip hop, fundou a marca 1DASUL - marca própria de roupa produzida no bairro.

Tantas foram as falas que marcaram esse discurso, mas foi uma pergunta que me fez pensar... quem foram os grandes escritores da sua vida?, quem foi que vc. leu, que mudou o curso da história?, me fez pensar, e rapidamente anotei, recordei e aqui vou registrar:
* Noam Chomsky;
* Aldous Huxley;
* Fritjof Capra;
* Depak Chopra;
* Paulo Freire.
... estes foram os nomes que me surgiram em milésimos de segundos, existem outros importantes, mas estes foram, são!, fundamentais!!!

voltando à Ferréz... disse sobre sua revolução do pensamento pela indignação e como utilizou esse modo de visão para atuar em várias frentes, da escrita à ação social!

Bom... por hoje é só... senão fica muito extenso... quer dizer... já éh!
amanhã continua!

Nenhum comentário: