quarta-feira, 27 de maio de 2009

Impressões do ll Fórum Internacional de Sustentabilidade e Comunicação (Parte II)

Continuando os registros deste Fórum (para quem não viu, tem um post do dia 20/05 que comentei mais sobre...), agora comentando o 2º dia do evento... antes tarde do que nunca!
Começando com Mohan Munasinghe - Prêmio Nobel da Paz de 2007. Intelectual do Sri Lanka, reconhecido internacionalmente como um especialista em energia, desenvolvimento sustentável e mudanças climáticas. Vice-presidente do IPCC (Intergovernmetal Panel on Climate Change).
Discorreu sobre a crise econômica e divulgou os seguintes dados:
* Foram desembolsados 4 trilhões de dólares para salvar os bancos!
* 100 bilhões de dólares por ano, é o quanto se gasta para o combate a pobreza, ou seja 1/4...
* e bem menos que 1/4... de todo este valor se aplica em favor a redução das emissões de carbono, mitigações ao combate do aquecimento global... se é que dá pra combater....
....como disse Mohan "a questão são as prioridades", é obvio que dá pra reduzir as emissões, é claro que dá para fazer algo rumo à um desenvolvimento sustentável, somente não é prioridade!
Como ele disse... o pior é que.. os mais afetados com o aquecimento global serão os mais pobres.
Ah... uma observação, ele utiliza MindMaps nas suas apresentações!!! legal :)
Outras pérolas:
* Agir hoje para tornar o desenvolvimento + sustentável --> 1 passo de cada vez!
... parece algo bem simples, mas que muitas pessoas encontram grande dificuldade de implementar, as vezes quer as condições perfeitas, ou agrupar ações, enfim sempre buscamos "complexar"... ao invés de simplificar! - atitudes humanas!
* "Estamos" excessivamente preocupados com a prosperidade econômica!, eis uma verdade!
Outro assunto que ele discorreu, foi a questão do Capital Social, onde ele classifica como a "cola que une as pessoas"! Para elucidar o que ele queria dizer sobre isso, vou comentar alguns exemplos que ele deu:
Comentou sobre a diferença das catástrofes ambientais que acometeram o Sri Lanka e Nova Orleans, dizendo que a maneira que estes povos se recuperaram em diversos aspectos (emocionalmente, espiritualmente, cognitivamente, etc e tals...) está totalmente relacionado ao capital social, dizendo que o Sri Lanka se recuperou muito mais rápido do que Nova Orleans, pois possuem esta cola!
Disse ainda que o Brasil possui esta cola, que é o que muitas vezes chamamos de calor humano, de acolher as pessoas... certamente isso faz diferença!

Bom!!!, agora com a palavra... Senadora Marina Silva (eu sou fã dessa mulher!)
Deixando minha admiração de lado (tentando deixar...), é incrível como Marina Silva consegue inflamar todos em seu discurso, ótima retórica, inteligência sagaz e militante da gema!, em cada pauta que ela concluía, só se ouvia aplausos, assovios e ao fim do debate todos levantaram com sorrisos largos para saudá-la!
Mas Marina iniciou o debate defendendo a proteção das culturas indígenas, comentando que a crise ambiental é vista com muita simplicidade por muitos, não é só floresta, animais... é sistema, são culturas e culturas indígenas que vivem destes sistemas, e que infelizmente, junto com as florestas, estamos dizimando nações indígenas inteiras (como se isso já fosse prática nossa que vigora já há um tempo!).
Disse com emoção que temos mais de 200 povos indígenas que falam mais de 200 línguas diferentes, comentando do quanto já perdemos e continuamos a perder em conhecimento em apoderamento cultural se pudéssemos manter essas culturas vivas. Falou ainda, "imaginem se os povos Incas, Maias ainda vivessem aqui, nos dias de hoje, se pudéssemos aprender com eles, quanto isso nos auxiliaria no crescimento pessoal, espiritual, cultural?
E o que essas centenas de tribos hoje ameaçadas pelo nosso consumo insano não tem para somar nisso tudo?, mas se nós de fato extinguirmos essas nações, nossos filhos, nossos netos não irão dizer isso que hoje nós pensamos sobre as nações antigas?..., dizendo o quão bom seria se essas tribos ainda existissem?"
"Precisamos aprender a acolher as diferenças!"
Não temos a dimensão do quanto podemos aprender com um convívio pacífico, harmonioso, equilibrado.. e podemos (e já perdemos) perder muito com isso!
Ela também falou das dimensões da sustentabilidade, que comumente se divide em 4 dimensões:
* Dimensão de Sustentabilidade Econômica
* Dimensão de Sustentabilidade Social
* Dimensão de Sustentabilidade Ambiental
* Dimensão de Sustentabilidade Política

Mas ela diz que pra ela faltam outras três e acrescenta:
* Dimensão de Sustentabilidade Estética
* Dimensão de Sustentabilidade Cultural
* Dimensão de Sustentabilidade Ética
- essa, orientadora de todas as outras!
Diz ainda que precisamos criar Líderes multicêntricos para processos multicêntricos, que devemos substituir o fazer para as pessoas pelo fazer com as pessoas!, e que devemos ter um compromisso (essa é para todos, mas em especial para os líderes políticos que fazem de suas administrações um mandato de desenvolvimento do ego!) com a criação de plataformas duradouras!

Sabe que após eu participar de algumas falas presenciais da Senadora, eu pensei (já havia pensado isso outras tantas vezes, mas desta vez com mais exame)... bem que ela poderia ser a nova Presidente do Brasil!, não a Dilma, que se deixar vende a mãe junto com a floresta pra arrecadar mais $ e crescer!!!, me surpreendi essa semana com essa campanha "Marina Silva Presidente" - aderi!

Neste Fórum houveram outros participantes, dos quais eu não comentei aki, porém houveram discursos bastante importantes e calorosos, mas decidi blogar aquilo que tocou dentro, tocou fundo em mim!
Para quem não esteve por lá, uma sucinta, mas bem sucinta idéia do que aconteceu por lá - do meu ponto de vista, é claro!

Nenhum comentário: