sexta-feira, 27 de junho de 2008

Não é Spam!!!

O perigo de esquentar comida em recipientes plásticos, no forno de microondas, é real!

Por muitas vezes recebi nos meus email's a notícia de que aquecer alimentos em recipientes de plásticos era perigoso para saúde, devido a liberação de dioxinas no alimento a ser ingerido. Vivendo a geração dos spam's, este tipo de notícia acaba sendo descartado por muitas pessoas cansadas da invasão em massa deste tipo de email. Porém, neste caso não é spam.... segue um trecho da notícia que saiu no site Ambiente Brasil:

"O Instituto Nacional do Câncer, através de sua Coordenação de Prevenção e Vigilância do Câncer, emitiu em março passado uma nota técnica sobre a dioxina, em que confirma não só a toxicidade da substância, mas também admite seu potencial carcinogênico.

Explica a nota que “a dioxina é um composto orgânico incolor e inodoro. É um subproduto espontâneo resultante de fenômenos e desastres naturais como a atividade vulcânica e os incêndios florestais, assim como da atividade do homem (indústria de plásticos, incineração, branqueador de papel e escapamento de gases de automóvel). A dioxina se encontra em todas as áreas onde haja atividade industrial, tanto no solo, na água e no ar, como nos alimentos - até mesmo no leite materno. Em geral, o risco de contato por inalação e contato dérmico é baixo”.

No aspecto alimentar, o Inca explica que “a dioxina detectada na terra, em sedimentos e suspensa na água será absorvida pelas plantas e subseqüentemente ingerida por animais e armazenada no tecido adiposo deles. O consumo de tecidos animais e vegetais (incluindo as verduras) é o modo de entrada da dioxina no corpo humano”.

Outro modo dos seres humanos terminarem a ingerindo é justamente pelo aquecimento de plásticos contendo alimentos, o que ocorre rotineiramente no uso do microondas."

Para saber mais: http://noticias.ambientebrasil.com.br/noticia/?id=38893

Nenhum comentário: